infraestrutura

Apesar de força-tarefa, situação das estradas do interior é alvo de reclamações

Joyce Noronha

Fotos: Renan Mattos (Diário)
O agricultor Nilson Porporatti, de Arroio Grande, defende manutenção a cada 20 ou 30 dias (foto acima). Situação é parecida em em outras vias do distrito (foto abaixo)

Três meses depois de a prefeitura anunciar uma força-tarefa para a manutenção das estradas do interior, o Diário percorreu os distritos de Pains e Arroio Grande e conversou com moradores e motoristas para saber como está a situação das vias da zona rural. No mês passado, o Executivo começou a exploração de três pedreiras com a retirada de pedras e cascalho, que são utilizados nas obras. Até agora, 25 estradas foram recuperadas. O investimento chegará a R$ 942 mil.  

Em duas viagens feitas pelos distritos, na quinta e na sexta-feira passadas, a reportagem ouviu dos moradores que, apesar dos trabalhos da prefeitura nas estradas, espera-se por mais resultados. O empresário Ivan Oliveira, 48 anos, morador da Estrada Pedro Fernandes da Silveira, a principal de Pains, disse que viu máquinas do município em serviço há cerca de três meses, quando a força-tarefa começou. Para ele, o problema é a falta de periodicidade na manutenção das vias.

Pátio Rural recebeu 7 mil visitantes durante o final de semana

- Eles vêm aqui a cada seis meses, e olhe lá. É muito tempo entre uma visita e outra. Sei que antes de eles virem aqui, em março ou abril, a estrada estava pior do que está agora, mas ainda é pouco - desabafou.

O secretário de Desenvolvimento Rural Rodrigo Menna Barreto explica que parte da Estrada Pedro Fernandes foi recuperada com recursos do governo do Estado, por meio de um convênio de R$ 500 mil para a recuperação de 53 quilômetros de estradas vicinais. A estrada segue no cronograma da força-tarefa.


O agricultor Marco Antônio da Silva, 40 anos, tem estufas em Pains, também na Estrada Pedro Fernandes, mas usa um desvio pela Estrada Vereador Paulo Brilhante. Ele disse que, apesar de o caminho ser maior, a segunda estrada está "menos pior".

TROCA NA ROTINA

O magarefe Juliano Rodrigues, 34 anos, vai todos os dias a um frigorífico em Arroio Grande, mas parou de ir de carro ao trabalho porque estragou o veículo na Estrada Jacob Fortunato Visentini. Depois de muitos relatos semelhantes, o frigorífico decidiu mandar um veículo próprio buscar os funcionários pela Jacob Fortunato Visentini.

Receita abre na segunda consulta ao segundo lote de restituição

Pela mesma estrada passa todos os dias o agricultor Nilton Porporatti, 52 anos. Na manhã de sexta, ele estava de trator a caminho de casa quando encontrou a equipe de reportagem e reforçou que, para conseguir andar naquela via, era "só assim mesmo". Porporatti disse que não via máquinas na estrada há cerca de dois anos e acredita que as ruas da zona rural deveriam receber manutenção a cada 20 ou 30 dias.

Já na Estrada Arroio Lobato, também em Arroio Grande, o agricultor Claudio Roberto Budel, 44 anos, cansou de esperar a manutenção da prefeitura e transportou, de trator, 14 cargas de pedra até a via para tentar recuperar um trecho da Estrada Noberto José Kipper até sua casa. Segundo Budel, cada carga de pedra pesa 5 toneladas.

- A prefeitura até colocou uma ponte aqui em Arroio Grande, num trecho que estava sem passagem há muito tempo, mas arrumar as estradas, nada. Quando coloquei as pedras na rua, ninguém falou nada, nem veio ver - contou.   

De acordo com a prefeitura, a recuperação e manutenção das estradas do interior são de responsabilidade das secretarias de Desenvolvimento Rural e de Infraestrutura e Serviços Públicos. O órgão diz que desde o início da força-tarefa, em março, foi feita manutenção em 25 estradas dos distritos de Santa Flora, Boca do Monte, Passo do Verde, São Valentim, Palma, Arroio do Só, Arroio Grande, Santo Antão e Pains (veja abaixo).

O serviço consistiu em empedramento, patrolamento, drenagem e compactação. O calendário prevê a continuidade da recuperação de vias de Arroio Grande, Arroio do Só e Boca do Monte. Contudo, a prefeitura não informa o cronograma de trabalho, pois diz poderá haver alterações em caso de chuvas.

PEDREIRAS

Sobre o serviço de extração nas pedreiras, o Executivo explica que, em junho, a gestão arrendou três pedreiras nos distritos de Arroio Grande, Boca do Monte e Arroio do Só, e que o material retirado desses locais servirá para manutenção das estradas do interior. Isso diminui custos com transporte, combustível e hora trabalhada, e possibilita um serviço mais rápido e eficaz, já que antes esse material precisava vir de outras cidades.

Conforme a Superintendência de Comunicação da prefeitura, já estão sendo retirados materiais das três pedreiras. Com a chegada de três retroescavadeiras e uma escavadeira hidráulica, o serviço será intensificado nos próximos meses.

ESTRADAS RECUPERADAS 

Santa Flora

  • Estrada Januário Chagas Franco
  • Estrada dos Banhados
  • Estrada da Ramada
  • Estrada do Pavão
  • Estrada do Caranguejo
  • Estrada da Colônia Favorita
  • Estrada da Colônia Pena
  • Estrada da Colônia Pinheiro
  • Estrada da Colônia Grapiá
  • Estrada da Fazenda Santa Leucádia

Boca do Monte

  • Estrada Armando Arruda
  • Estrada do Quebra Dente
  • Estrada do Lajeadinho
  • Estrada 12 de Maio

Passo do Verde

  • Estrada do Mato Alto

São Valentim

  • Estrada do Passo da Laranjeira
  • Estrada do Durasnal

Palma

  • Estrada Santa Lucia
  • Estrada Santa Terezinha
  • Estrada Vista Alegre

Arroio do Só

  • Estrada Vereador Pedro Fernandes

Arroio Grande

  • Estrada de Três Barras

Santo Antão

  • Estrada Velha de Santo Antão
  • Estrada do Divino

Pains

  • Estrada Marciano Flores Mendonça

*A prefeitura não informou o calendário de recuperação das demais estradas dos nove distritos do município. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ex-morador de rua encabeça projetos sociais para ajudar população Anterior

Ex-morador de rua encabeça projetos sociais para ajudar população

Homem é atropelado por caminhão na BR-158 Próximo

Homem é atropelado por caminhão na BR-158

Geral